Quando a gente pensa em um recheio para torta, além de uns cremes deliciosos como brigadeiro, mousse, doce de leite, chantilly [...], a gente acaba pensando também em algumas frutas gostosas. Maracujá, limão, cereja, morango, framboesa, amoras, phisalis... São apenas algumas opções.
Mas quando é época dessas frutas todas?
Existe morango, por exemplo, durante quase o ano todo; mas somente quando esfria que se vê morangos grandes, docinhos, bem vermelhos. Isso se dá, pois a época de colheita do morango é quando o frio está indo embora, na primavera. É possível ver o morango quase todo o ano, exceto em épocas de calor intenso, quando a fruta não aguenta e desfalece antes de chegar na sua mesa hahahaha mas apenas quando a fruta está na época que você a encontra com abundância e maior qualidade, portanto, num valor mais em conta, também.
E, como eu sou um benzinho, fiz essa tabelinha pra vocês saberem quando alguma fruta está em época de colheita:
Dito isso, deve-se saber também que algumas frutas soltam líquidos, quando cortadas. Se você colocar um morango todo cortado num recheio de brigadeiro quente, por exemplo, o recheio irá sorar e, muito provavelmente, vazar da torta.
Assim não dá, gente... Não dá!
Já vi dicas que vão desde secar as frutas, até passar gelatina. Mas uma coisa é certa: se o seu recheio estiver firme, na temperatura ambiente (ou mais frio), e sua fruta não estiver TÃO cortada assim, e nem tão madura, vai ficar tudo no lugar.
Quando eu monto uma torta, eu costumo usar um aro para fixar tudo no lugar. Depois do bolo com o recheio estar gelado, eu tiro e cubro o bolo, faço a decoração. Se o seu recheio começar a vazar, a dica que eu sou é: DESMONTE O SEU BOLO.
Pois é, não tente colocar no lugar, que não vai rolar. Se você tiver sobras de bolo, tente fazer uma misturinha com o bolo despedaçado e um pouco do recheio para colocar envolta da torta. Se tiver chocolate (cobertura, de preferência) para derreter, derreta com manteiga e jogue por cima do bolo para fazer um "bolo bombom" e fixar o recheio no lugar com chocolate fracionado. Se tiver no desespero e você ler em algum lugar que passar trigo / maisena / qualquer outra coisa entorno do bolo pra fixar o recheio, NÃO FAÇA. Vai por mim, já perdi cliente por isso. E não resolve seu problema rs
"Nunca mais compro na Loop! não comprooo!"
Ainda bem que a gente aprende com nossos erros.
Mas quando eu obtenho 100% de sucesso é quando eu faço uma borda de chantilly antes de rechear o bolo. Assim, o chantilly firma o recheio, mesmo se sorar. Quando o recheio sora por cima ou por baixo da borda de chantilly, aí é que o desespero bate: mas se você tiver tempo, desmonte a torta, use um chantilly bem firme, faça um "anel" de camada dupla de chantilly antes de recolocar o recheio.
oh, que maravilha... tasca isso na geladeira e vai dormir!
E outra coisa bem importante pro seu bolo ficar no lugar, estruturado, mesmo quando tem frutas: deixe ele gelar. Se possível, de um dia pro outro. O bolo vai ficar mais molhadinho, o sabor do recheio vai se assentar, a fruta vai soltar seu sabor e o bolo com o recheio vão virar um só.
Agora que você já sabe quais frutas pedir no seu bolo, quando pedir tais frutas, e como fazer um bolo com recheio de frutas em casa, trate de ver os outros posts desse blog, que já tá tendo bastante conteúdo!
Joguei na internet, já tá valendo!
Curte, compartilha, comenta, fala mal com os amigos, mas não deixa de revisitar que eu sei que você tá gostando e gostando de criticar também. E torce pra um dia eu tomar coragem de fazer um vídeo pro youtube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário