Cremes e novos Recheios

Recentemente, assistindo Bake Off Brasil, eu percebi que realmente estamos sempre fixados em Brigadeiro como recheio de torta. Usamos alguns recheios que são super gostosos, você pode verificar aqui.


Não que seja algo ruim, muito pelo contrário. Se usamos tanto, é porque tá certo, não é verdade? Ainda mais um creme tão gostoso e versátil, que só de colocar alguma castanha, algum biscoito ou até mesmo misturar com uma fruta, já dá um sabor totalmente diferente para o seu doce.

bolo de brigadeiro

Falando em Brigadeiro, olha essa torta grande com dois recheios: de chocolate meio amargo e de caramelo salgado, cheeeeio de brigadeiro na decoração, além de Ouro Branco e flakes de chocolate Callebaut (chocolate belga)! 
Essa saiu a R$90,00


Por sinal, faço um brigadeiro de castanha de caju que fica MELHOR que o recheio daquele bombom super famoso que todo mundo adora.

Mas nem por isso vamos nos prender a ele, né?
E é que nem política: se a gente tiver força de vontade e pesquisar direitinho, vai acabar achando o que mais se adéqua às suas necessidades.



bolo de chocolate

Na foto: torta média com recheio de Creme Diplomata com geleia caseira de Amoras (do pé que tá na minha varanda ❤), coberto de chantilly, ganache de chocolate e mais das Amoras.

R$70,00; mas o preço pode alterar com o valor as frutas na época do pedido.



E você já conhece os outros recheios além do brigadeiro, que são os mais comuns que também utilizamos, como Chantilly, Mousse, Doce de Leite, Caramelo Salgado... Mas como eu já me dei ao trabalho de pesquisar por novos, aqui vão algumas sugestões, que passam a fazer parte do cardápio de recheios da Loop Doces:


Creme de confeiteiro (Pâtissière ou Patisserie): também conhecido como creme de pasteleiro. Comumente visto em recheios de bombas, mil folhas e outros tantos doces deliciosos. Eu mesmo já utilizei em algumas tartelettes que já fiz, pois é um creme consistente, que mantém a forma e o corte, além de aguentar o peso de frutas ou doces mais pesados. Tem como base ovos, leite, açúcar, maisena ou trigo e algo para saborizar. É um creme mais espesso, fica quase entre um pudim e um mingau.

tartelette de morango
Uma tartelete de creme de confeiteiro com frutas e gelatina... Hmmmmmm



Creme inglês (Anglaise): assim como o conhecidíssimo creme de confeiteiro, o creme inglês também leva ovos, leite e açúcar em sua base. A diferença é que leva mais ovos e não leva nada de maisena para espessar o creme. Por isso, a sua consistência é mais aveludada, porém não serve tão bem como um recheio de bolo, pois deve escorrer ao corte, uma vez que sua fluidez é parecida com a do creme de leite. Ele pode ser mais visto como base de um crème brûlée, como acompanhamento de algum doce empratado ou até como principal componente de uma verrine ou doces como o famoso pavê. Também é a base para os sorvetes que você conhece e ama.

Torta com recheios de ganache de chocolate meio amargo e caramelo salgado, só pra lembrar dos já conhecidos



Creme belga: parece com o creme de confeiteiro, só que acrescenta o que a maioria dos mousses das donas de casa brasileira leva: creme de leite e leite condensado. Ao invés de aquecer e saborizar o leite, isso é feito no leite condensado e então acrescido às gemas com o açúcar e a maisena, além do leite e o creme de leite. Fica um creme mais leve e com um sabor mais doce que o de confeiteiro. Como o creme leva maisena, é menos fluido que o creme inglês; e como leva creme de leite, é mais fluido que o creme de confeiteiro, fazendo dele um creme ótimo para rechear bolos, pães, pavês e até sonhos.

Resultado de imagem para creme anglaise



Chiboust: aqui, utilizamos como base o creme de confeiteiro e o marshmallow. Ou seja, é um creme feito de leite, ovos, maisena e açúcar, adicionado a um creme fofo feito com as claras em neve e calda de açúcar. Pode ser aromatizado, por exemplo, com a baunilha, com raspas de laranja, com licores... O resultado é um creme consistente e leve. Caso seja acrescido de frutas, o creme se chamará Plombières.

Torta com recheio de creme diplomata e morangos



Diplomata: o último exemplo se tornou rapidamente o meu preferido. Assim como o chiboust, o creme diplomata usa como base o creme de confeiteiro, mas é misturado com um chantilly batido levemente (sem açúcar, que leva o nome de fouettée). Torna-se mais leve que o anterior, mas tão consistente quanto. O sabor fica mais suave, se continuarmos a comparação.

creme de confeiteiro diplomata
Creme Diplomata, é tão preferido que já fiz 03 tortas com ele



Todos esses recheios são traducionalmente feitos com baunilha: em fava, extrato ou até essência; contudo, podem ser do sabor que você preferir, ao fazer a infusão de algo bem saboroso, como menta em ramos, raspas de laranja ou de limão, chocolate, calda de caramelo, licores de sabores diversos, ervas, castanhas ou o que você achar mais gostoso.

Infelizmente, o preço desses recheios é um pouco mais caro que os mais convenientes, pois trata-se de um creme mais complexo, que utiliza mais ingredientes; fazendo do recheio, um pouco mais caro.



E você? Já tem um preferido?
Quer provar na sua próxima encomenda?
Então deixa de ficar só olhando e faz um pedido no Facebook da Loop!

Se preferir, chama lá no Insta que também aceitamos pedidos por lá.



Deixe seu comentário com uma sugestão bem gostosa de recheio!
Dê sua reação ao post, que vale muito pra gente.
E #FicaVaiTerBolo



Nenhum comentário:

Postar um comentário