Eu deixei esse blog sem conteúdo?
Mas gente, eu sei que acontece com todo mundo, mas é a primeira vez que acontece isso comigo.
Isso nunca aconteceu comigo antes. Juro *cof cof*
Esse bilhete é verdade, prometo.
Bom, já comecei com os dois pé na nuca com um título super clickbait.
Porque eu nunca participarei de um masterchef da vida, gente! Sem condição.
"Ah, mas você diz isso, mas aposto que ia se dar super bem"
Não mesmo, querida voz que aparece no meu blog e eu não faço ideia de quem falaria assim.
Queres prova? 'Tão toma:
MAS MATHEUS! PARECE QUE TEM UM MONSTRO COMENDO AS VELAS! Pera, isso é um bolo?
Só posso dizer que tem que ter coragem para compartilhar um bolo desses, sendo confeiteiro.
Pois é, como se não bastasse ser um bolo que eu fiz no MÊS PASSADO, foi um bolo que eu fiz pra minha mãe, coitada...

É, tá mais pra um especial de halloween agora que tu viu direito, né?
Mas eu juro que tem explicação!!
No dia do aniversário da minha mãe, meus pais decidiram que iríamos comemorar jantando num restaurante italiano super do bom, aqui da cidade. Tranquilo, jantar às 20h, só aparecer e comer: de buenas. Mas eis que minha irmã me aparece com a querida pergunta:
"Matheus, mas e o bolo? Tu vai fazer, ou eu peço pra pai comprar?"
PEDIR PRO MEU PAI COMPRAR BOLO?
Lógico que não! Eu faço! Mas eu só ia fazer no final de semana, que a gente ia comemorar com a família, aquela galerona e talz. Aí ela me convence no "mas comemorar aniversário sem bolo é chato demais".
Pois bem, sai Matheus às 17h do trabalho, pra fazer compras e tentar fazer o bolo pra mamãe, que ela merece.
Primeira coisa a fazer: correr numa massa de bolo e tascar no forno o quanto antes. Enquanto ele tava assando, fui fazer uma calda pra molhar o bolo e otimizar meu tempo. E, lógico, eu desliguei o forno ao invés de desligar a calda, e eu só fui perceber uns bons 10 minutos depois. Ou seja, primeiro bolo, deu ruim.
Tô super acostumado a fazer bolo, pois faço tortas para encomenda já há três anos e meio, quase. Contudo, sempre peço pelo menos 24h para a encomenda. Como muitos sabem, um bolo recheado costuma ficar MUITO melhor no dia seguinte ao que ele foi montado. AH, MAS PQ? Porque o recheio passa o sabor pra massa, ficando mais molhadinha; além de se fixar melhor e não ter tantos problemas de estrutura, como um bolo torto ou desencanto. E SE DER MERDA, TEM CORRIGIR... Então, como eu iria ter que fazer um bolo em menos de 4 horas, eu já tava contando com merdas acontecendo.
Fiz a segunda massa, enfiei no forno e fiquei atento na hora. Já mandei um áudio pra minha irmã, falando pra pedir mais meia hora pros meus pais, pelo menos. Comecei a fazer um brigadeiro de limão siciliano, cortei os morangos e nada do bolo ficar pronto.
Já chegando perto das sete horas, fui ver o bolo que estava no forno, e adivinhem????
O BOLO VAZOU PELA FORMA.
Tudo bom contigo, Lady Lei de Murphy? Saudades.
TASQUEI MAIS UM BOLO NO FORNO. Nessa hora, eu já mandei áudio pra minha irmã na base do desespero, falando que era pra orar mesmo, igual minha mãe costuma falar. Vi as horas: era o tempo do bolo ficar pronto, montar e eu já me teletransportar pro restaurante. Se não fosse aquele bolo, eu teria que sair de padaria em padaria, procurando um bolo pra rechear e confeitar.
Nessa hora, minha irmã responde falando que meus pais iriam sair de casa às oito, pra dar tempo de chegar. Eu pedi meia hora, só me deram uns minutinhos incertos, mas tá tudo tranquilo. Liguei o motorzinho da bunda, fui fazer um merengue com as claras que tinha separado no banho maria pra fazer o merengue suíço, que costuma ter uma estrutura boa e não precisava fazer calda, além de não usar ovo cru.
No merengue, o que que eu esqueci? A porcaria do suco do limão siciliano. Ele tava pronto, firme, mas faltava gosto do limão. Depois de pronto, joguei o suco de limão e bati mais um pouco, enquanto esperava a terceira massa (quarta, se contar com a do microondas) ficar pronta.
Fui tomar aquela ducha correndo pra ficar pronto enquanto o bolo assava. Quando finalmente ficou pronto: ELE TAVA PRONTO E PERFEITO (finalmente). Aí eu já saí cortando tudo, queimando minha mão, botando calda e recheio e tacando no congelador pra ver se abaixava logo a temperatura.

Eu, correndo pra tentar fazer tudo na hora combinada.
Dez pras oito, e eu suado, vestido e esperando o bolo ficar mais gelado. Abri a geladeira e vi o merengue: O DESGRAÇADO DESANDOU! Tava lindo, firme, mas eu botei o suco de limão depois da hora e ele quis separar todo. LÓGICO, pq não?
Nesse momento, liguei o famigerado botãozinho do foda-se e terminei de montar a torta, ainda morna. Joguei uns morangos por cima, raspas de limão, botei a embalagem por cima e o bolo tava lindo! Suando a embalagem de quente, mas ainda tava lindo. E lógico que eu não tirei foto dele assim, eu já estava atrasado. Agora, a missão: levar o bolo pro restaurante.
Botei no carro, no banco da frente e já passei o cinto de segurança pro bicho não sair voando. Só fui olhar pra ele de novo quando cheguei no restaurante: intacto! Um lado, pelo menos. O outro, já tava com o recheio aparecendo, com o merengue derretendo, com os morangos caindo... Enfim, um desastre. Acreditem, a foto do topo desse artigo era do ângulo bom do bolo...rs
Pedi pra colocarem o bolo na geladeira assim que cheguei no restaurante. Adivinhem? Não botaram. O bolo ficou no calor da cozinha, derretendo ainda MAIS. Por sinal, eu não fui o último a chegar no restaurante. FICA COM ESSA DICA.
Tudo isso, pra minha mãe falar que não gosta de parabéns em público. CANTAMOS PARABÉNS ASSIM MESMO, ela cheia de vergonha do povo e eu cheio de vergonha do meu bolo que mais parecia aquele blob do Caça Fantasmas.

Sempre, por mais que a gente esteja super preparado, temos que ter atenção a tudo em nossa volta, para não dar margem ao erro. Quando o trabalho é artesanal, estamos fadados ao provável erro humano. E nesses prazos apertados, que as chances de dar errado são maiores.
E é por isso mesmo que eu digo que eu não participarei de nenhum reality show, seja Masterchef, Bake off ou sei lá qual. Super admiro quem participa, mas eu não tenho capacidade mental pra fazer comida com tempo tão limitado.
Essa semana eu tenho que fazer um bolo de espartilho / corselet / corpet. Seja lá como você quer chamar. O desafio é que farei todo em chantilly, nada de pasta americana, pois tenho terror a isso.
Procurei na internet e vi umas referências legais, como essas duas:
Fonte: Linda Moda Íntima
Fonte: Waleria Marques
Só posso torcer pra que fique bonito como esses, e não que acabe ficando assim:
Fonte: Delícias By Cris
Nada contra, mas...
Eu sei que posso fazer melhor, desde que eu tenha tempo suficiente pra isso...rs
Sendo só por hoje, espero que vocês ainda confiem em mim pra fazer suas encomendas.
Afinal, um bolinho que dá ruim em 3 anos, tá numa margem super boa, né?
Deixem seus comentários, com dúvidas e sugestões.
Não se esqueça de curtir o post no face, seguir nossa página e reagir às postagens, que aumenta o orgulho desse que vos escreve...rs
E o mais importante: #FicaVaiTerBolo
Tenho certeza que vc irá arrebentar no bolo de espartilho!!! #souaclientemaislouca
ResponderExcluirAninha! Finalmente eu sei quem comentou no outro post rsrs Tomara que dê sim, já me enchi de referências... Obrigado sua linda e louca!rsrs saudades :*
ExcluirO bolo do meu niver ficou uma delícia tá! Nada de halloween. Te amo meu filho lindo!
ResponderExcluirEsqueci de falar que a gente comeu bastante dele, pq ficou bom mesmo rsrs Mas que ficou feio, ficou
Excluir