Há alguns dias, uma cliente suuuuuper minha amiga me pediu um bolo um tanto diferente.
A Laís Oliveira foi madrinha de casamento e, para o chá de lingerie, ela me pediu um bolo modelado, na forma de um Corselet. Ou Corpete. Ou Espartilho, seja lá como você prefere chamar.
Porque eu realmente tentei, mas não sei diferenciar essas 3 coisas.
E não é a primeira vez que Laís foi madrinha de casamento. Muito menos que ela me pede um bolo modelado para um chá de lingerie. Da primeira vez, fizemos um bolo de bunda:
Isso mesmo! Um bolo de bunda, com calcinha de gelatina e tudo!
Mas dessa vez eu decidi fazer algo de diferente.

E não foi tomar bons drinks na Euro-pá.
Como tratava-se de um bolo cuja textura teria que se assemelhar a um tecido (e não uma pele - meu Deus como foi difícil deixar essa bunda lisinha... e nem consegui na época!), eu poderia usar vários bicos de confeiteiro para brincar e fingir que eram bordados, fitas, cordões, plissados e mais um bando de coisa.
Para quem não sabe, minha mãe foi proprietária de uma loja de aluguel de roupas para festas, aqui em Teresópolis: A Miranda Noivas. E eu trabalhei lá desde pequeno, então de tecido, eu entendo.
Mas bolos modelados nem sempre são tão fáceis de fazer quanto você pensa! Esse, por exemplo, precisou de dois bolinhos extras e alguns cortes. Veja como fiz:
Por cima, fiz dois bolos de caneca. Sabe aqueles bolos que a gente faz num canecão de porcelana e enfia no microondas? Existem outras formas e outras receitas de se fazerem, sem que fique aquele bolo esponjoso que ninguém gosta.
Então fiz os bolos de forma que não ficassem esponjosos, mas leves e fofos, em canecas grandes o bastante para não vazar e ficarem no formato de dois peitinhos beeeem turbinados, afinal, é um bolo e não segue padrões de beleza impostos pela sociedade... Mas rolou um silicone, sim.
Com isso feito, coloquei duas gotinhas de chocolate branco pra tirar uma foto bem sacaninha pra postar no blog, pq eu sou desses eu tinha a base do meu corpete: o tronco e os peitos.
O corpete deve desenhar a cintura. E já que botamos um silicone, bora botar uma lipo e fazer nosso bolo ficar magrinho! Isso vai deixar os detalhes do trabalho final mais interessantes.
Cortei de um lado a mão livre, sem nada como base. Depois disso, sobrepus a parte cortada do outro lado do bolo, usando-o de molde para ficarem iguais - isso que importa: simetria.
Um dos lados do bolo foi pra base, simulando o final do tronco, onde começará o babado do corpete - afinal, esse foi o modelo que eu escolhi.
Outra coisa super importante para ter em mente é: ter referências. Não só de bolos com aquele tema, mas também de coisas reais: se você quer fazer um bolo de corpete, procure modelos de corpetes e de bolos de corpetes. Incluindo o que não fazer.
Como eu já disse aqui, eu tava com medo de fazer o corpete e sair algo assim:
Mas essa não deixou de ser uma referência: a não ser seguida. Algo no estilo: TENTE TUDO, MAS NÃO DEIXE FICAR ASSIM. Outras referências de bolo já foram postadas, portanto, vou apenas compartilhar as referências dos corpetes, que usei como inspiração para a decoração dessa torta.
Para as inspirações você tem que pensar em algumas coisas:
O que é bonito
O que eu sei fazer
O que eu tenho para fazer aquilo que me inspirei
No caso, além de procurar algo que possa ficar bonito na versão "bolo confeitado em chantilly", a gente pensa qual será o material usado: se fosse de pasta americana, teria outras formas de fazer, modelando como se fosse massinha ou argila. Como é no chantilly, temos que pensar nos bicos de confeiteiro e nas táticas para deixar a textura assim ou assado.
Portanto, minhas inspirações foram:
Usar uma cor como base e fazer riscos, arabescos ou desenhos que imitem renda é o que usei nos bustos/bojos do corpete: parecendo um soutien (sutiã) bordado. Apesar de todo corpete ter essas hastes passando por todo ele, inclusive pelos peitos, como o meu bolo tava turbinado no silicone, não pude fazer dessa forma. Tive que fazer de um jeito mais parecido com um baby-doll, como se fossem duas partes: a dos peitos e a do tronco, além dos babados no final. Mas a gente já, já chega neles. Fonte.
Todo corpete tem uma fita / cordão que passa pelas costas, para ajustar e prender toda a respiração da pobre coitada que tá usando ele. Porém, alguns modelos usam esse trançado como decoração, na frente também. Essa foi uma das inspirações para a decoração, pois com as hastes em branco no tronco do corpete, faltou algo que ficasse no centro, decorando. Essa foi a técnica que usei para preencher o espaço livre, usando o trabalho de bico de confeiteiro em formato de loop ou laço, fazendo vários "oitos" deitados, ou sinais de infinito, lembrando um cordão trançando pelo corpo. Fonte.
Por fim, para ser algo dígino de um chá de lingerie, resolvi dar esse ar "Moulin Rouge" e fazer babados na saia do corpete. Com as hastes destacadas, uma renda na lateral, um trançado na frente, aqueles "enrugados" que ficam na lateral e um bojo bordado, faltou apenas uma saia de babado para deixar o bolo bem bonito e saboroso, além de ter mais bolo para comer, e mais chantilly para lamber!rs Fonte.
Sendo esse o resultado final.
Conforme combinado com a cliente, fiz em branco com lilás, usando 3 tons da cor:
uma no busto, outra no tronco e na saia, e outra nas divisões de busto/tronco e tronco/saia.
Conforme combinado com a cliente, fiz em branco com lilás, usando 3 tons da cor:
uma no busto, outra no tronco e na saia, e outra nas divisões de busto/tronco e tronco/saia.
Mas nós fazemos muito mais que apenas bolos redondos e modelados em formato de corselet ou bunda. Confira outros bolos modelados que fizemos:
Bolo de Boneca
Bolo de coração
Bolo de número
Os valores desses bolos são realmente mais caros que os comuns, redondos. Isso, pois a modelagem do bolo é um processo delicado e complicado, além da decoração, que muda totalmente. Contudo, quando o bolo é decorado com chantilly e não com pasta americana, além de poder ficar tão lindo quanto, ele fica bem mais gostoso! E MAIS BARATO. Pode dar mais trabalho quando falamos de bicos de confeiteiro, mas depois de aperfeiçoar algumas técnicas, o processo passa até a ser divertido.
Se você gostou dessas tortas e quer ver mais bolos modelados como esses, fiquem ligados na Loop!
Não deixe de comentar, deixar uma reação bem legal e compartilhar com quem você conhece que tá fazendo um chá de lingerie rsrs
E o mais importante:
#FicaVaiTerBolo
Nenhum comentário:
Postar um comentário