Dicas para estruturar um bolo

Quando eu comecei a fazer bolos pra vender, eu tinha um único problema: minhas tortas recheadas ficavam preparem-se pro trocadilho tortas.

bolo gostoso

Isso quando o recheio não escapava!
desespero
#desespero


Por isso, eu decidi que iria fazer um artigo, post, sei lá como vocês chamam isso. E o que iria falar aqui? Sobre como estruturar um bolo, de dois recheios, sem que tudo desande.

o booolo de Londres está caiiindo, está caiindo, está caindo...
Primeiro, quando um bolo tem um recheio, você pode fazer duas coisas: assar duas (ou mais) fatias de bolo, ou fazer um bolo grande e cortar na quantidade de fatias que você precisa pra fazer seu bolo recheado.

Eu, pessoalmente, prefiro fazer um bolo grande. Assim, quando cortamos o bolo, a calda penetra melhor no bolo, deixando ele mais molhado. O problema em cortar é que os cortes precisam estar proporcionais.

Para cortar um bolo, primeiro meça na lateral quanto ele tem de altura. E, lógico, se tudo ficou na mesma altura. Divida em partes iguais e corte com uma faca de pão, daquelas serrilhadas. Quanto maior, melhor. Mas se a sua faca não alcança o outro lado, use um fio dental (sem sabor PELO AMOR DE DEUS! Não vá colocar gosto de menta no bolo!) para cortar o bolo por completo, passando o fio pelo corte até chegar do outro lado.
faca de pão sem marca pra não dar propaganda

Feito isso, outra dica super legal é ter um aro. No começo eu usava até as formas de fundo falso, sem o fundo (lógico), pra segurar o recheio no lugar enquanto eu montava a torta. Se você não tiver um aro, uma boa maneira de manter tudo é fazer uma borda de um recheio mais duro ou mais consistente, ou da cobertura que você usará. Uma ótima dica é o chantilly.


Então vamos montar o bolo:


Com a primeira camada de bolo na base, coloque o aro para ajudar a limitar onde o recheio estará. Molhe o bolo com o que você preferir: suco, refrigerante, calda... Pessoalmente eu prefiro fazer uma calda simples de açúcar com água e adicionar o sabor que terá na torta: chocolate, morango, coco, baunilha... Por sinal, todos nós odiamos bolo regado com Guaraná, tá? Vamos combinar de nunca mais na vida fazer isso? Obrigado.


Quando o bolo está molhadinho, coloque o primeiro recheio. Neste caso, é um chantilly de morango: depois de bater o chantilly, adicione morangos picados pra ele ficar rosado e com o sabor da fruta. 


Logo em cima do primeiro recheio, adicione a segunda camada de bolo e regue mais. Com o bolo molhadinho, adicione o segundo recheio. Neste caso, é um brigadeiro de chocolate meio amargo, com creme de leite, pra ele não ficar puxa-puxa e nem duro, mas consistente o suficiente pra não vazar do bolo.

aro de bolo

Com o segundo recheio todo no bolo, tenha certeza que o aro não saiu do lugar. Se fosse um recheio só, de morango com brigadeiro, o conselho que eu te dou é NÃO COLOQUE O BRIGADEIRO QUENTE. Isso fará a fruta sorar e soltar água, deixando o recheio mais mole e provavelmente vai vazar do bolo. Quando o brigadeiro é um recheio único, sem frutas, eu aconselho colocar ele morno, pois fica mais maleável.

estruturando torta

Coloque o "tampo" do bolo. Há quem prefere tirar essa pele que o bolo deixa ao ser assado, mas eu prefiro manter, pra não mexer na estrutura e nem no tamanho do bolo. O que eu não deixo de fazer sempre é passar mais um pouco de calda pra deixar o bolo todo molhadinho.


no dia seguinte...


torta em aro

SIM, no dia seguinte. Torta gostosa é aquela que ficou pelo menos uma noite na geladeira, montada, absorvendo todos os sabores da calda, dos recheios e virando uma massaroca só. Por isso, quando você for na doceria, nunca pergunte se a torta "é de hoje", mas sim se "está fresca". Torta do dia, normalmente não tem tanto sabor quanto uma torta do dia seguinte. Isso, além de gelar os recheios e mantê-los em seu lugar.


Tire o aro com cuidado, passe uma espátula para alisar os recheios: na esquerda, os recheios não foram alisados. Na direita, eles foram.


Passe uma camada fina da cobertura que você usará: mesmo se vai fazer um trabalho de bico de confeiteiro, ou passar um creme por todo o bolo, essa primeira camada vai servir pra tapar buracos que poderão aparecer, além de ajudar a segunda camada à se "colar" melhor no bolo.


Alguns bolos tem o trabalho de bico de confeiteiro por todo o bolo. Alguns nem chegam a receber nada de decoração assim, como alguns bolos pelados (ou Naked Cake). Faça o que você sabe e, se você não sabe ainda, teste fora do bolo. Uma vez que estiver na torta, você até consegue corrigir, mas nem sempre vai ficar bom...rs


Para um bolo de frutas, principalmente que levam morangos, eu gosto de colocá-las na decoração também. É quase um brinde pra quem pegar uma fatia do bolo com um pedaço de morango a mais, por exemplo. E como a gente quer que tenha bastante fruta no recheio, eu aconselho cortar os morangos que você separou pra colocar na decoração. Assim você dobra a quantidade.

bolo gostoso

Se for um bolo coberto de ganache, utilize uma colher ou um daqueles frascos de Ketchup que você encontra novo nessas lojas barateiras, para guiar as gotas e deixar esse "escorrido" no bolo, que muitos acham lindo. A dica é que a ganache esteja mais gelada, pra estar consistente o suficiente pra não sair vazando pela base do bolo, mas que pare em algumas partes. Nesse bolo, a ganache ainda estava um pouco quente, por isso alguns escorridos ficaram mais longos que outros, criando quase uma poça perto do trabalho de bico de confeiteiro.

Na decoração, você pode usar sua criatividade: use chantilly para posicionar as suas frutas; coloque a parte de dentro a mostra, não só a parte com as sementes do morango; coloque gotas ou farinhas como paçoca triturada para completar sua decoração, caso ache necessário.

fatia de torta
óh, que sedução!

Nenhuma decoração é igual à outra. Em algumas, você pode espalhar mais, em outras você pode concentrar, e até fazer um "montinho" de frutas, como fiz nessa. O importante é variar pra mostrar sua diversidade, né?



Joguei na internet, já tá valendo!
Pode curtir, comentar, compartilhar, tirar sarro e até tentar em casa!
#FicaVaiTerBolo



Um comentário: