Existem várias decorações de bolo.
tipo... VÁRIAS.
Só de opções pra cobertura / decoração, existem: o famigerado Brigadeiro, Pasta Americana, Fondant, Buttermilk (manteiga), Ganache, Merengue, Chantilly, Marzipan, Glacê, de Cream Cheese, dentre outras...
Isso além das formas de decorar, como por exemplo: cobrir com trabalho de bico, fazer o bolo todo liso com aplicações de pedrarias ou de confeitos de açúcar, colocar papel de arroz ou flores de verdade ou até mesmo feitas de algum desses materiais de cobertura... O que a sua criatividade mandar!
E tudo depende do tema! Se for casamento, encher de flores limpas; se for aniversário, colocar cores da festa ou a imagem do personagem preferido do aniversariante.... enfim!
Isso além das formas de decorar, como por exemplo: cobrir com trabalho de bico, fazer o bolo todo liso com aplicações de pedrarias ou de confeitos de açúcar, colocar papel de arroz ou flores de verdade ou até mesmo feitas de algum desses materiais de cobertura... O que a sua criatividade mandar!
Mas as vezes é bom maneirar na criatividade... Só acho.
E tudo depende do tema! Se for casamento, encher de flores limpas; se for aniversário, colocar cores da festa ou a imagem do personagem preferido do aniversariante.... enfim!
Lembre-se das festinhas que você já foi: nos bolos, você já viu alguém separando fio de ovos? Então evite usar. Já viu alguém separando a pasta americana? Então é porque tem um gosto ruim. Já viu que muita gente não gosta desses recheios de casamento (a.k.a. doce de leite com nozes ou coco hmmmmm delícia E AMEIXA por que meu Deus??? os convidados estão todos constipados?). Então trate de procurar algo que mais pessoas gostem!

Pra decorar uma torta, basta ter paciência e planejamento. Hoje vou ensinar a fazer um Naked Cake, ou bolo pelado, com ganache de chocolate e morangos no topo. Esse bolo tem o formato de um coração, mas a técnica pode ser usada em diversos formatos de massa: redondos, retangulares, de números...
A base, como sempre, é um bolo leve, de baunilha ou chocolate. Sempre que possível, molhe o bolo, em todas as fatias, em pelo menos um lado da massa. Eu utilizo uma calda simples de açúcar e água, que nesse caso levou cacau em pó também.
Para começar, quando um Naked Cake é de frutas, eu gosto de deixá-las a mostra na lateral, intercalando com um creme neutro ou algum doce modelável, como por exemplo, brigadeiro enrolado com confeitos. Corto o cabo verde dos morangos que vão no recheio e exponho a ponta cortada, intercalando, neste caso, com o chantilly em bico de confeiteiro. Caso você esteja utilizando o aro, como ensinado no artigo da estruturação de bolo, possivelmente o trabalho de bico de confeiteiro não ficará perfeito, portanto não se importe com bicos desenhados como o pitanga; utilize o perlê, que é liso e não vai te deixar frustrado quando você tirar o aro.
Frutas frescas, como o morango, tendem a sorar quando entram em contato com algo quente, como o caso do brigadeiro. Colocando a barreira de chantilly, você estará impedindo que o recheio saia do lugar. Outra dica é não cortar muito as frutas que for utilizar! Quanto mais cortada a fruta, mais chances de dar água.
Com as frutas distribuídas e a barreira de frutas e chantilly, você pode colocar o seu brigadeiro MORNO no recheio: espalhe com o auxílio de uma espátula ou colher e coloque mais frutas por cima, se achar necessário.
A segunda camada do bolo entra logo depois do recheio. Use as mãos para amassar um pouco do centro do bolo, mas não coloque muita pressão pro recheio não sair do lugar! Você só quer fazer o bolo se grudar no brigadeiro, ou qualquer que seja o creme que esteja utilizando. Molhe a segunda camada de bolo com mais calda.
Se possível, tente intercalar a primeira camada de recheio com a segunda: onde você colocou chantilly embaixo, coloque a fruta em cima. Isso dará mais estrutura ao bolo, além de estar dando um design ao doce, deixando-o mais bonito.
Com a estrutura pronta, lembre-se de separar alguns morangos para a decoração! Faça o mesmo procedimento: coloque um pouco das frutas, o brigadeiro e mais ou pouco das frutas, se achar necessário. Se o recheio esfriou e endureceu, tente esquentar por 20 segundos no microondas, mas apenas para amorná-lo. Nunca deixe-o quente.
Com toda a segunda camada do recheio disposta, você pode colocar o tampo do bolo, regá-lo com mais calda e se preparar para a decoração!
Pessoalmente, eu gosto de organizar o que estará no topo do bolo, antes de confeitar. Atualmente é mais valorizado um Designer de Bolos que apenas um confeiteiro. Você pode não estar fazendo bolos com estruturas complicadas, mas se agrada aos olhos, segue um padrão, ou simplesmente ignora padrões, pode ser considerado um bolo com bom design. Estude, procure referências (especialmente nas redes sociais da Loop) e utilize bons utensílios. Se deseja fazer pasta americana, lembre-se que o sabor não é dos melhores. Se for utilizar bico de confeiteiro, PRATIQUE antes de aplicar na torta.
MAS AFINAL, O QUE É UM BOLO PELADO?
Um bolo com um cara pelado dentro?
um bolinho safadinho dançando sem roupa?
Nada isso, é apenas um bolo sem cobertura, com o seu recheio à mostra. Aqui vão as diferenças: um semi naked tem uma cobertura, por exemplo, um chantilly bem fino cobrindo, e termina com ganache ou frutas e flores por cima. Ou os dois. O naked não tem essa camada fina da cobertura, deixando os recheios completamente a mostra.
Para deixar o bolo mais apetitoso, coloque uma calda grossa ou uma ganache de chocolate por cima ou até mesmo uma quantidade boa do recheio, antes de colocar os morangos no topo. Outras decorações não levam a ganache, mas açúcar de confeiteiro polvilhado, ou apenas um trabalho de bico com o recheio, ou até mesmo a ganache por cima, sem escorrer. Aplique a cobertura com o auxílio de uma colher ou uma bisnaga bem lavada, caso queira deixar aquele "escorrido".
![]() |
exemplo de semi-naked Cake; fonte. |
Eu adoro os morangos que tem o cabo intacto. Infelizmente, não encontrei nenhum pra essa torta. Com a calda ou a ganache já fria, para não sair do lugar, coloque os morangos em cima da cobertura. Corte os morangos se precisar de mais quantidade. Tente fugir dos padrões, ou aplique um padrão bem calculado: separe a torta em quadrantes antes de sair enfiando os morangos em cima do bolo!
Com tudo arrumadinho, organizadinho e bem planejado, você conseguirá ser um bom Cake Designer. Muito mais status que um simples boleiro rs
Joguei na internet, já tá valendo!
Comenta mesmo, curte a vontade e compartilha aí que eu sei que você quer.
E não vai embora sem antes fuxicar todo esse site!rs
#FicaVaiTerBolo
Nenhum comentário:
Postar um comentário